segunda-feira, 15 de setembro de 2014

SAÚDE

Hepatite B. De olho no salão de beleza!

 
Cuidar das unhas semanalmente no salão de beleza é um ritual quase sagrado pra boa parte das brasileiras. Manter-se bonita faz muito bem pra autoestima e a gente aprova, só não vale descuidar da saúde no meio do processo, afinal, beleza e saúde devem andar sempre juntas. Embora muita gente não saiba, é possível contrair o vírus da hepatite B, ou C, no salão de beleza. “A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível (DST), mas que também pode ser transmitida pelo sangue ou por via transplacentária”, diz a Dra. Marta Fragoso, infectologista e coordenadora do Núcleo de Gestão de Segurança Assistencial dos hospitais VITA Curitiba e VITA Batel. Um pequeno ferimento numa pessoa portadora do vírus pode infectar alicates, palitos de madeira, e transmitir a hepatite para várias outras. Saiba mais!

Os sintomas nem sempre aparecem

Não é fácil saber quem é portador do vírus. “A hepatite B pode ser assintomática, pode cursar como uma grande gripe e não ser diagnosticada, ou com icterícia (amarelão) e mal-estar geral (náuseas, vômitos e cansaço extremo) e ser diagnosticada”, explica a infectologista. Muitas vezes, ela só é diagnosticada anos depois, por exemplo, numa triagem para doação de sangue, ou quando já produziu danos mais graves ao fígado, como cirrose hepática ou  câncer de fígado. 

Como se proteger no salão

Vacine-se. A Dra. Marta informa que, apesar de ainda não termos a vacina contra hepatite C disponível, é possível vacinar-se contra a hepatite B. A vacina é disponibilizada gratuitamente pelo sistema público de saúde.

Outro cuidado essencial para prevenir-se da hepatite B e C é escolher um salão que proporcione materiais limpos e esterilizados. A Dra. Marta ensina que lixas de unha e de pé, palitos, protetores plásticos para cubas e bacias devem ser descartáveis. Toalhas também devem ser de uso individual. Além disso, certifique-se de que espátulas, alicates e outros materiais reutilizados sejam esterilizados: a manicure deve abrir um novo kit na sua frente. Mas a melhor alternativa é você levar seu próprio kit para o salão. O investimento compensa pela segurança e tranquilidade.

Da redação
Atmosfera feminina

Nenhum comentário:

Postar um comentário