sexta-feira, 12 de setembro de 2014

ProEnem Digital e Geek Games ajudam aluno a se preparar para o Enem.

A partir de parceria do Pacto pela Educação do Pará, o governo do Estado lançou dois reforços de aprendizagem para os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): o ProEnem Digital e a Plataforma Geekie Games.

Este ano, o Pará foi o quinto Estado do Brasil que mais inscreveu alunos para o Enem, registrando um total de 433 mil alunos inscritos, o que superou em 30% o número do ano passado, aumento, segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), superior, inclusive, à média nacional, que foi de 20%. Diante desse crescimento e do desafio de melhorar o desempenho dos estudantes no certame, a Seduc, em parceria com a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), deram início à segunda edição do ProEnem Digital.

Desde o último dia 10 até o fim de outubro, estão sendo exibidos ao vivo pela TV Cultura do Pará 24 programas, cada um com quatro aulas, que abordam as áreas de conhecimento do Enem: matemática, ciências da natureza, ciências humanas e linguagens e códigos.


O Pro-Enem Digital é uma das ferramentas lançadas
pelo governo do Estado par ajudar na preparação
do aluno que vai fazer o Enem 2014.
Os programas vão ao ar toda quarta, quinta e sexta-feira, no horário de 19h às 20h30, com reprise aos sábados, de 7h30 ao meio-dia. Cada programa tem uma hora e meia de duração, transmitindo quatro aulas, com cerca de 20 a 25 minutos. São aulas interativas, em que o aluno pode fazer as perguntas para que o professor esclareça todas as dúvidas.

Para garantir todas as possibilidades de acesso do aluno aos programas, o ProEnem Digital tem suas próprias redes sociais e por meio delas transmite, em tempo real, as aulas exibidas pela TV Cultura. Para isso, a identidade visual de mídias, como o Facebook, Twitter e o canal do YouTube, estão sendo trabalhadas pelo Departamento de Mídias Digitais da Secom. A partir deste fim de semana, os alunos já poderão conferir as novidades do projeto, acessando as redes facebook.com/proenemdigitalyoutube.com/proenemdigital e twitter.com/proenemdigital.

Games – Lançado no Estado na última terça-feira (9), a Plataforma Geekie Games nada mais é do que “um professor em plantão de 24 horas à a disposição do aluno”, segundo um de seus idealizadores, Erick Hanai, ao apresentar o recurso a uma plateia de 200 pessoas, entre estudantes e professores. O professor eletrônico que trabalha na plataforma Geekie Games atende os estudantes nos horários fora da sala de aula com recursos virtuais. A ferramenta integra as ações do Pacto pela Educação do Pará, esforço da Seduc para melhorar a prática docente e de gestão escolar usando a tecnologia da informação.

Para Erick Hanai, cada pessoa tem uma forma diferente de estudar e aprender. “Algumas pessoas gostam mais de vídeo, outras pessoas gostam mais de ler, outras gostam mais de áudio. Então, pensando nisso, a gente montou a plataforma para que se fosse direto ao que interessa ao aluno: redes sociais, internet e tecnologia”. Essas três vertentes foram a base para criação da plataforma com foco no conteúdo das apostilas e livros, mas trazendo de forma agradável para o aluno. “Ele estuda na hora em que achar mais apropriado”, ressalta Hanai.

Dados da plataforma apontam que os alunos permanecem em média duas horas e 24 minutos por acesso. “A plataforma consegue agradar ao público jovem e ele volta e fica além da média”, explica. O início desse trabalho foi em 2012, e em 2013, já resultado do uso da plataforma, aumentou a proficiência dos usuários em 30%. “Quanto mais tempo o aluno ficar, mais a plataforma aprende sobre ele e mais dados se vai ter sobre aquele aluno, aquela turma e até sobre aquela escola”.

A expectativa é que cerca de 100 mil a 200 mil alunos entrem e estudem pela plataforma. “É um raio-x na hora, on-line e em tempo real de como está a situação do aluno. A gente consegue também saber isso sobre o Brasil como um todo, ainda segmentando por região”. (Com informações da Ascom Seduc)

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Governo do Estado do Pará
Secretaria de Estado de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário