sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Nilson Chaves e Ver. Professora Luciana Carneiro prestigiam I Conferência Municipal de Cultura.


Apoiar as manifestações artísticas e culturais do município foi uma das propostas apresentadas no bojo de atuação parlamentar da vereadora Luciana Carneiro, que na manhã de terça-feira (06) cumpriu agenda política participando da 1ª Conferência Municipal de Cultura, realizada no teatro Maria Pajé.
 
A conferência municipal é a primeira etapa de discussões convocadas pelo governo federal através do ministério da cultura, visando a participação da sociedade civil organizada na construção e implementação do sistema nacional de cultura. Apresentando o tema “construindo uma política pública de cultura para São João de Pirabas”, os conferencistas ouviram várias palestras sobre o tema, com destaque para o cantor e atual presidente da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Nilson Chaves, que foi um dos palestrantes do evento, seguidos por Alberdan Bastos (Minc regional norte) e Isac Loureiro (membro do conselho nacional de cultura).

Na oportunidade, foi feita a adesão do município ao sistema nacional de cultura, no ato em que o secretário municipal de cultura Jessé Machado Lopes repassou documentação oficial ao representante do Minc, Alberto Bastos, o que possibilitará o acesso às políticas públicas e a captação de recursos disponibilizados pelo governo federal destinados para as ações de fortalecimento da produção cultural.

Orientados pelos eixos temáticos propostos pelo Minc, os participantes também elaboraram e aprovaram propostas para serem encaminhadas às três esferas do poder público, além de eleger os delegados que representarão o município na 3ª conferencia estadual de cultura, em setembro próximo, nos dias 11 e 12.

Uma mostra da produção cultural local foi apresentada aos conferencistas com a participação da banda municipal de música, que executou os hinos nacional e do estado, demonstrando o trabalho que vem sendo feito na área da música erudita; O grupo “Raízes pirabenses”, do projeto amigo do idoso, o grupo “Pirabolando” e o boi “de repente” representaram a cultura popular. Cerca de 120 pessoas entre educadores, produtores e mestres de cultura popular participaram das discussões.

Na área da cultura, Luciana Carneiro foi a autora do requerimento na câmara que solicitou ao executivo a abertura do edital para o concurso que escolherá o hino do município. Atualmente a vereadora está estudando outras propostas para serem apresentadas ao legislativo.

Esse envolvimento da parlamentar com a cultura já tem alguns anos de parceria. Quando secretária municipal de educação, Luciana foi responsável por projetos como o “Canta Guajarina” que deu origem ao “Canta Pirabas”, a criação do festival de quadrilhas educativas e a pedagogia de projetos, de onde surgiu um dos mais expressivos grupos de carimbó do município, “O Pirabolando”.  “Cultura e educação caminham lado a lado na construção de uma sociedade mais consciente, tendo na diversidade das artes, um instrumento capaz de fazer com que o indivíduo repense o seu papel social, e assim, passe a interferir decisivamente no contexto sócio-político-cultural em que vive” – ratificou Luciana Carneiro.

Além da vereadora Luciana Carneiro, do secretário municipal de cultura Jessé Machado Lopes e da representação dos governos estadual e federal, prestigiaram a conferência os secretários Jaime Gilberto (administração), Anaíde Maia (educação), Magda do Socorro (Trabalho e promoção social) e Henrique Campos (turismo).

Confira o restante das fotos no link: https://www.facebook.com/professoralucianacarneiro/media_set?set=a.229419207210547.1073741837.100004274079576&type=3

Fotos: Jr Queiroz

Do blog da Ver. Professora Luciana Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário