sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Homenagem a Edmilton Santos e Silva “Seu Amor"

Foto: Arquivo de família
Mais um arquivo de nossa história recente cala-se para sempre. Quem teve o privilégio de ouvi-lo, agora tem como dever lembrar e registrar os fatos tão bem narrados por este senhor que na tarde de quarta-feira (22), despediu-se deste mundo, deixando um legado de compromisso e dedicação a esta terra.

Edmilton Santos e Silva, o seu “Amor”, como todos o conheciam, foi um político moderado, de perfil unificador, principalmente quando se tratava dos interesses do povo pirabense.  Mesmo não exercendo mandato nas ultimas gestões, sempre teve a política como uma de suas paixões, adquirindo o respeito de todos que nela militam devido sua grande contribuição como homem público, e mais do que isso, um genuíno representante dos conterrâneos que a ele confiaram a representação por 3 mandatos consecutivos.

Todos nós que um dia sentamos à sua mesa, ficávamos impressionados com a riqueza de detalhes descritas com a devoção de quem fez parte do nosso movimento emancipacionista, um dos momentos mais importantes da história deste município. As articulações, o argumento, a tensão, os bastidores, nem mesmo o tom de voz e a fisionomia dos envolvidos no cenário político daquela época, escapavam de suas descrições, levando-nos a emoções que nossa geração não viveu na mesma intensidade.   

Como educadora, agradeço a sua luta pela implantação do ensino médio em nossa cidade através do ensino modular, que anos mais tarde ganharia o sistema regular. Uma luta que como tantas outras, teve a sua participação, beneficiando centenas de jovens pirabenses, inclusive a mim e meus irmãos, assim que chegamos  nesse solo, no início dos anos 90.

Não temos como descrever a alegria que nos proporcionastes, mas posso afirmar que o seu exemplo como cidadão e homem público, contribuiu para que assumíssemos a nobreza da pirabensinidade, tendo na sua pessoa, um dos maiores expoentes desse sentimento de pertencimento a este lugar.

Descanse em paz, à sombra do onipotente, aguardando o tão esperado encontro com o criador.

À família, meus sentimentos de pesar, e que Deus os conforte.

by Vereadora Luciana Carneiro

Histórico:

Edmilton Santos e Silva, nasceu na vila de São João de Pirabas em 28 de junho de 1942, então município de Salinópolis. Foi eleito vereador por Primavera por 2 mandatos consecutivos (1983 à 1988), presidindo o legislativo em duas oportunidades, destacando-se como uma das principais personagens na luta pelo elevação de Pirabas à categoria de cidade.  O reconhecimento por sua dedicação à causa emancipacionista, o reconduziu ao legislativo, dessa vez, por sua terra natal recém-instalada como município, entrando mais uma vez para os anais da história, como primeiro presidente.


Do blog da Ver. Professora Luciana Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário