domingo, 28 de abril de 2013

Escola São Luiz promove I Feira Indígena

Uma reflexão sobre a atual situação dos primeiros habitantes do Brasil foi a metodologia usada pelo corpo docente da escola São Luiz para lembrar o dia dedicado ao índio, comemorado nacionalmente no dia 19 de abril.

Foto: Jr Queiroz
E para que esse assunto não seja tratado apenas simbolicamente, como acontece todos os anos, os alunos da escola localizada no bairro União, participaram durante todo o dia da I Feira Indígena, realizada na sexta-feira (26). A programação que contou com a participação de alunos, pais e comunidade foi muito além das pinturas, penachos, arcos e flechas. A proposta da escola foi a de trazer para o universo das crianças, a história, a cultura, a religiosidade, os saberes e conhecimentos tradicionais que tanto influenciaram na construção da sociedade amazônida e, principalmente, o momento conturbado que as nações indígenas estão vivendo.

Na feira, os visitantes prestigiaram várias exposições como as danças e rituais, alimentação, artesanato, armas e instrumentos, além da exibição de fotos e vídeos que mostraram aos alunos a vida em sociedade antes e depois do contato com o homem branco, e a relação harmoniosa dos índios com a natureza.
Foto: Jr Queiroz
Durante a manhã, a vereadora e pedagoga Luciana Carneiro fez uma visita à feira, e parabenizou a iniciativa do corpo docente da escola por ter a preocupação de trazer ao conhecimento dos alunos a triste realidade a qual os indígenas estão sendo relegados. “Essas crianças serão as futuras autoridades do país, sensibiliza-las à causa indígena, pode representar a sobrevivência desses povos” – disse a parlamentar.

A I Feira Indígena da escola São Luiz teve a coordenação de Jacinara Borges da Silva Damasceno (Diretora), Vera Lúcia Costa Pinheiro (Vice-Diretora), Renato Mendes dos Santos (Tec. Pedagógico) e todo o corpo docente da escola que em nenhum momento mediu esforços para a realização do evento.

*Todas as fotos deste evento você encontra no https://www.facebook.com/professoralucianacarneiro

Por ASCOM Vereadora Profª Luciana Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário