quinta-feira, 20 de junho de 2013

UFPA apresentou projeto para implantação da Universidade Federal do Nordeste do Pará.


Com investimentos de quase 1 bilhão de reais, a reitoria da Universidade Federal do Pará – UFPA, reuniu autoridades políticas, comunidade acadêmica, alunos secundaristas, professores, sociedade bragantina e representantes de municípios vizinhos para levar ao conhecimento de todos o projeto de desmembramento do campus de Bragança visando a criação da Universidade Federal do Nordeste do Pará (UFNEPA), em audiência pública que aconteceu na tarde de segunda-feira (17) no ginásio poliesportivo “Corolão”, no centro de Bragança.

Diante de uma plateia de aproximadamente 4 mil pessoas, lideranças políticas como os deputados Zé Geraldo, Alfredo Costa, Zé Maria e Simone Morgado; os representantes da UFPA, Carlos Maneschi e Horácio Shinaider, reitor e vice reitor, respectivamente; prefeitos, secretários e vereadores de Bragança e região foram recepcionados pelo prefeito Nelson Magalhães e pelo vereador professor Nonato Ceará, autor do requerimento da audiência. Todos foram unânimes em confirmar apoio à criação da instituição de ensino superior. Se aprovada pelo MEC a nova instituição herdará de imediato, os campis de Viseu, Capanema e Capitão Poço que passariam a integrar a estrutura da UFNEPA. Segundo informações do professor Dr. Horácio Shineider, responsável pela apresentação do projeto, para garantir o funcionamento do campus serão necessários 481 docentes, com oferta dos seguintes cursos:

BRAGANÇA:

·         Saúde
·         Educação
·         Letras e comunicação
·         Tecnologia (engenharias)
·         Filosofia e ciências humanas
·         Biodiversidade ciências exatas e naturais,
·         Arte e Direito

CAPITÃO POÇO:

·         Agronomia,
·         Zootecnia
·         Engenharia Florestal

CAPANEMA:

·         Administração
·         Ciências Contábeis
·         Ciências Econômicas
·         Gestão Empresarial
·         Marketing
·         Secretariado

VISEU:

·         Engenharia de Petróleo
·         Geofísica
·         Geologia


A sede do campus da UFNEPA será construído à margem direita da BR 308 (sentido de entrada) entre o Senai e o posto ITA. A área de 39 mil m² foi doada à universidade pela diocese de Bragança. Na solenidade o reitor Carlos Maneschi recebeu a documentação da área que foi entregue pelo Bispo D. Luís Fernando e pelo também sacerdote católico, Pe. Nelson Magalhães, prefeito de Bragança.

Sede

Em seu pronunciamento, Carlos Maneschi informou à sociedade de que a Universidade Federal do Pará nunca teve dúvidas quanto à cidade que abrigaria a nova instituição. Para o reitor, esse tema é considerado secundário e, que nenhuma outra discussão pode ser mais importante do quê a criação da UFNEPA, utilizando como parâmetro a recentemente criação da UFOPA e UNIFESSPA, universidades do oeste, sul e sudeste do estado, respectivamente, que foram desmembradas a partir dos campus da UFPA no interior. “Não temos dúvidas de qual projeto iremos defender quando chamado a nos pronunciar” – enfatizou o reitor quanto à razão pela qual Bragança será a sede da nova universidade pública do Pará, caso o projeto seja aprovado pelo MEC.“O Pará tem um déficit muito grande na questão do ensino superior, só as universidades públicas serão capazes de superar esse déficit e promover o desenvolvimento desta região. Precisamos mobilizar todas as nossas forças para convencer o governo federal da necessidade da criação da UFNEPA” – conclamou o reitor.

Presente ao evento junto aos secretários municipais de educação e vereadores das cidades que pertencem às microrregiões bragantina, guajarina e salgado, a professora e vereadora Luciana Carneiro, acompanhou atentamente a audiência, elogiando a ousadia, o pioneirismo, a tradição e a importância da cidade de Bragança para ensino superior na região. “Como educadora, estou muito satisfeita com as novas possibilidades que estão sendo dadas às novas gerações. A implantação da UFNEPA representa um avanço, é a vinda de novos cursos, cursos que há 15 anos atrás só existiam na capital. A UFPA, portanto, cumpriu o seu ciclo, preparou o Terreno para o momento que hoje estamos vivendo” -  Disse a parlamentar, que foi aluna do campus Bragança em meados da década de 90.

Fotos: Jr Queiroz

Do Blog da Ver. Professora Luciana Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário