quarta-feira, 7 de maio de 2014

Ciência e Cultura

Secti leva Mostra de Ciência e Cultura a São João de Pirabas pela primeira vez.

A cidade de São João de Pirabas, que comemora 25 anos de criação neste sábado (10), recebeu um grande presente para seus estudantes na manhã de hoje, dia 07, quando aconteceu a abertura da Mostra Horácio Schneider de Ciência e Cultura, realizada na Escola Municipal Guajarina Menezes Silva. Pela primeira vez a cidade recebe o projeto itinerante coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que, em parceria com as prefeituras municipais, garante a ida de instituições paraenses de ensino e pesquisa para o interior do Estado com o objetivo de promover diversas atividades científicas e educativas.

“O nosso município está muito feliz em receber esse projeto, que traz um diferencial para o cotidiano escolar dos alunos. Tudo isso aqui é um grande presente para os estudantes, por isso o evento integra a programação de aniversário de São João de Pirabas”, afirmou a secretária municipal de educação, Antonia Ribeiro, durante a solenidade de abertura do evento. Estiveram presentes, também, o secretário adjunto da Secti, Alberto Arruda, e o homenageado deste ano da Mostra, o pesquisador e vice-reitor da UFPA, Horácio Schneider, que explicou seu percurso de vida como cientista para os presentes na abertura. 

Novidade – A edição da Mostra em São João de Pirabas marcou a estreia do Planetário Móvel, uma estrutura inflável itinerante do Centro de Ciências e Planetário da Universidade do Estado do Pará (Uepa) que levará as atividades do Planetário da capital paraense para o interior do Estado. O equipamento faz parte das ações do projeto de pesquisa da Uepa chamado “Desvendando os céus do Equador: o Planetário do Pará no interior amazônico”, que recebeu financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Foto: Paulinho Pinheiro / Escola Guajarina Menezes Silva
“Dentro do Planetário Móvel serão exibidos pequenos filmes relacionados à Astronomia e às temáticas do Meio Ambiente. O equipamento de projeção e a cúpula da estrutura móvel dão um aspecto de tridimensionalidade às imagens projetadas, o que desperta a sensação nos presentes de que eles estão observando de perto os astros e as constelações. Isso tudo é para proporcionar a mesma programação e experiência àquelas pessoas que não possuem a oportunidade de irem visitar o Planetário na capital”, explicou a diretora do Planetário, Sinaida Vasconcelos.

O Planetário Móvel integrará as atividades da Mostra no primeiro semestre deste ano. A próxima parada do projeto itinerante acontecerá na cidade de Maracanã, nos dias 14 e 15 de maio. Na cidade de São João de Pirabas, as atividades gratuitas da Mostra seguem até amanhã, dia 08, das 8h às 17h.

Texto: Igor de Souza – Ascom Secti

Nenhum comentário:

Postar um comentário