quinta-feira, 17 de abril de 2014

Norte tem 4,6 mil vagas em concursos

Para os que anseiam uma vaga em algum órgão público, nem a Semana Santa é motivo para pausa. No primeiro semestre de 2014, 15 concursos já estão em andamento só na Região Norte, com 4.614 vagas no total. Para tentar uma das vagas, os candidatos muitas vezes abrem mão de um feriado para alcançar o sonho e a estabilidade. Somente em um curso preparatório para concursos públicos da Região Metropolitana de Belém, mais de 1.000 alunos assistem às aulas de olho na carreira como servidor público.

A estudante Tatiana da Silva chegou correndo ao curso preparatório para mais uma aula. Há mais de 5 anos ela presta concursos públicos e atualmente tenta uma vaga no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e vai passar o feriadão da Semana Santa estudando. “Vale muito a pena fazer esse sacrifício, pois conseguir aprovação em um concurso público significa estabilidade de emprego e consequentemente melhora de vida”, garante a candidata enquanto se dirigia para a sala de aula.


A atitude de aproveitar o feriado como um dia de estudos também é apoiada pelos professores. Anderson Lourenço, que ministra aulas de Direito Administrativo e Constitucional, sempre recomenda aos alunos que devem manter o ritmo de estudos: “Sempre aconselho a eles que a preparação deve ser antecipada. Antes de qualquer edital ele deve focar no concurso que ele deseja resolver exercícios, fazer resumo das matérias e não se intimidar por causa da concorrência. É valido sacrificar o feriado para manter o ritmo de estudos e continuar mantendo o foco”, destaca o professor.

Waldecir Mago é professor de Orçamento Público e Legislação e leciona para mais de 600 alunos em três turnos. Segundo ele, não existe feriado para o verdadeiro concurseiro. “A pessoa que quer passar tem que estudar no mínimo 6 horas por dia, fazer exercícios e se dedicar, pois o candidato não pode perder essa oportunidade, pois concursos públicos não ocorrem de forma contínua”, ressalta.

A assistente social Hellen Braga vem estudando há mais de um ano e desistiu de um convite de amigos para viajar para São Luís para continuar se preparando para o concurso do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. “A estabilidade e a segurança valem a pena para abrir mão de um feriado. Além disso, é preciso estar matriculado em um curso preparatório e pegar dicas. Estudar só em casa é muito complicado. É preciso pegar todo o tipo de informação como vídeo-aulas, questões anteriores de concursos para correr atrás e ficar preparado”, relata.

Do Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário